25 de out de 2010

Os quatro Elementos

                            
                                   http://4.bp.blogspot.com/_L_iZHko8rn4/S9iOIr8rJsI/AAAAAAAAEUI/5einY6pumwg/s1600/Quatro+elementos.jpg
Na verdade nao temos só 4 elementos, nao podemos esquecer o 1° que é o espiríto.
Elementos: Fogo, Ar, Terra, Àgua.

O Fogo: 

O fogo representa o desejo, a vontade, a mudança, a purificação, a transformação, a energia da ativação que em termos, estritamente, espirituais, pode ser representado pelo poder da fé.
Esse elemento é governado pelas Salamandras e tem um significado espiritual muito forte, por representar a Energia Divina. Em quase todas as religiões em que se utiliza de rituais, o fogo é utilizado como forma de representação da Luz Divina. As velas, as fogueiras são objetos que representam a força desse elemento. 

O Ar:
 
O ar representa o meio onde todas as ações e realizações humanas têm seu início, ou seja, o nosso mundo das idéias. Espiritualmente falando, ele representa o éter ou plano astral que, em linguagem mais moderna, pode muito bem ser chamado de psique ou inconsciente. É também o elemento representante da mente com suas freqüentes transformações. O elemento ar está dessa forma, diretamente associado ao pensamento e, segundo diversas correntes herméticas, é o mundo governado por elementais denominadas Silfos. 


A Terra :
 
A terra representa,  o lado visível da vida ou a manifestação concreta de todas as sementes que germinam no mundo, mediante a ação concreta do Iniciado. 
Esse elemento ativa nossa energia interna para a realização e para a ação de coisas concretas. Representa ainda o nosso próprio organismo e tudo o mais relacionado ao mundo material. Esse elemento pode ser representado pelo símbolo da cruz que representa a materialização da essência divina. Os Gnomos são elementais que governam o elemento terra.

Água:

A água,  está relacionada às emoções do inconsciente, ou seja, as emoções que nutrem os nossos sonhos e ideais na vida. A água pode muito bem representar, no processo espiritual construtivo, a energia da esperança que alimenta e mantém ativa a fé ou a crença do iniciado. Esse elemento, governado pelas Ondinas e de caráter feminino, em sua essência, tem o poder de ativar a intuição e a emoção. Os espelhos "mágicos" podem ser objetos que muito bem representam esse elemento
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário